domingo, 28 de fevereiro de 2010

AUXILIAR DO/DOES



Algumas pessoas acham que os verbos auxiliares só existem para dificultar ainda mais o inglês. Não é bem assim. Se você conseguir entender a sua função na estrutura da frase, verá que eles na verdade ajudam a tornar o inglês uma das línguas mais fáceis. Mas como, exatamente, os auxiliares ajudam a simplificar o inglês?
1) Em perguntas você pode mudar o tempo verbal de uma frase simplesmente mudando o verbo auxiliar, em vez de memorizar as conjugações dos verbos.Por exemplo:
Do you play soccer? = Você joga futebol?
Note que o verbo auxiliar não tem um significado próprio na frase:
Do you play soccer
= Você joga futebol?
É por isso que um auxiliar funciona como uma tabuleta. O que você entende quando vê uma placa com um cigarro cortado, por uma linha diagonal vermelha? Que não pode fumar ali, certo? Pois é a mesma coisa: quando lemos ou ouvimos um auxiliar, o nosso cérebro já interpreta a mensagem como sendo "Atenção essa frase está no presente! (ou no passado, ou no futuro, dependendo do auxiliar que foi usado).
2) Mas o auxiliar facilita as coisas de uma outra maneira também: na resposta a uma pergunta, ele substitui o verbo e todos os seus complementos Então, se alguém pergunta:
Do you always go to work by car on week days? (= Você sempre vai para o trabalho de carro nos dias da semana?), a resposta pode ser, simplesmente, Yes, I do. (Do= always go to work by car on week days)
Mas lembre-se: Os verbos auxiliares (precedidos ou seguidos de um verbo principal) são usados quase sempre em perguntas ou frases negativas :
É correto dizer Do you like pizza? (Você gosta de pizza?)
I do not like pizza / I don't like pizza (Eu não gosto de pizza), mas numa frase afirmativa diríamos I like pizza (Eu gosto de pizza.)
Último lembrete: A conjugação dos verbos em inglês é bem menos complicada do que a conjugação dos verbos em português. O verbo TO BE (am, is, are) é o único que tem três conjugações. Normalmente, os verbos no presente tem duas formas: 3ª pessoa do singular (He, she, it) Nas formas afirmativas (que não usam o auxiliar, o verbo termina em "s".
Exemplo: Maria plays volleyball very well (= Maria joga vôlei muito bem). Quando for preciso usar o auxiliar, nas perguntas e frases negativa, vamos usar o "does"Exemplos: My dog does not like the mailman. (= Meu cachorro não gosta do carteiro) * O cachorro corresponde ao pronome "it", usado para "não-pessoas" Does your brother have a red car? (= O seu irmão tem um carro vermelho?)

O irmão corresponde ao pronome "he", que significa "ele". Does Cláudia study French? (= A Cláudia estuda Francês?)
Cláudia corresponde ao pronome "she", que significa "ela" Os outros pronomes: I (eu), You (tu ou vocês) , We (nós) e They (eles ou elas) usam o auxiliar "do" nas frases negativas e nas perguntas (do+not= don't) e o verbo sem "s" nas frases afirmativas.
Good Luck!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário