segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Auxilar DID


O que acontece com DID é o mesmo que acontece com DO e DOES, as pessoas ficam confusas por não saber se ele está sendo usado como verbo principal da frase ou como auxiliar. Vamos ver alguns casos:

Quando devo usar DID?

- Devo usar did nas frases interrogativas e negativas em que eu quero dizer algo no passado e que eu menciono, mencionei o tempo ou já sei quando a ação, fato ou situação ocorreu. Por isso, é comumente usado com expressões de tempo no passado, como: yesterday, last week, last night, 3 days ago, one year ago, when I was a child, when I called you, etc.

Exemplos:

Negativas:
I did not call you this morning.(Eu não te liguei hoje de manhã.)
He did not take vacations last year. (Ele não tirou férias ano passado.).

Interrogativas:
Did you see that? (Você viu isso?)
Why did you sell it? (Por que você o vendeu?)
Did she tell you that? (Ela lhe disse isso?)


- Devo usar did quando eu desejar usar o verbo principal "fazer", em expressões específicas, cuidando para não usar did no lugar de make.

- Devo usar did + not, ou simplesmente didn't, nas negações no Passado Simples:
I didn't travel on my vacation last year. (Eu não viajei em minhas férias ano passado)
Did you go out yesterday? No, I didn't. (Você saiu ontem? Não, eu não.)

OBS: Sempre que usarmos o auxiliar DID os verbos principais não são alterados na 3ª pessoa do singular. Eles voltam a sua forma orginal.

Exemplos:

Did she tell a story for you last night?

Nenhum comentário:

Postar um comentário